10 sinais que podem te ajudar a reconhecer um relacionamento abusivo

Relacionamento abusivo não é apenas sobre violência física. É também sobre violência verbal e violência psicológica. É muito difícil identificar esse tipo de relação abusiva pois quem está envolvido não consegue entender que está vivenciando isso, e muitas vezes nem sabe do que se trata. Esse texto serve não só pra você, mas para alguma amiga ou parente que pode estar nesta situação.

Listei aqui, 10 sinais que podem indicar que uma pessoa está numa relação abusiva:

1- Ele acha que tem controle sobre você ou sobre sua vida. Acha que sabe o que é melhor pra você e na maioria das vezes quer tomar atitudes por você.
2- Ele não permite que você saia sem ele, e se você sai, ele fica o tempo inteiro falando com você para te fazer se sentir culpada por ter saído, e ele sai com quem quiser a hora que quer.
3- Sempre que ele erra com você, ao invés de assumir que está errado, ele tenta voltar a situação para você, para que você se sinta mal e culpada.
4- Ele já gritou com você ou teve uma reação desproporcional de agressividade só porque você discordou ou contrariou ele.
5- Ele já te colocou pra baixo de alguma forma, já te fez se sentir feia, burra, criticou seu jeito de ser, seu cabelo, ou disse que você precisa emagrecer ou mudar para ficar mais bonita.
6- Ele já te disse ou deu a entender que você não vai conseguir encontrar alguém melhor que ele.
7- Ele se acha no direito de escolher suas roupas, sua cor de batom, e se você usa uma saia ou batom que ele não gosta,  ele se acha no direito de exigir que você tire.
8- Ele te magoa sempre e quando você ameaça terminar o relacionamento ele faz chantagem emocional ou promete que vai mudar, mas nunca muda.
9- Quando vocês estão com outras pessoas ele faz questão de te diminuir ou de te envergonhar.
10- Ele sempre diz que a opinião dele é a única que você deve ouvir, e faz de tudo para te afastar de pessoas que te fazem bem além dele.

Se você se identificou com alguns desses tópicos, não se cale, procure ajuda. Converse com alguém de confiança ou ligue para 180 e fale com a Central de Atendimento a Mulher. 
Se precisar conversar, manda mensagem pra nós no email: contato.quemetransborde@gmail.com

 

 

Psicóloga, sonhadora e tão intensa que criou a página “que me transborde” como refúgio. Escorpiana, ama jogar conversa fora e dar conselhos que nem sempre ela segue.

Comments

comments

Talvez você goste de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *